Sunday, 22 May 2016

Tarte de Cebola

0,5Kgs. de cebola | 80 gr. de margarina | 200 gr. de toucinho fumado | 50 g. de farinha | 2.5 dl de leite quente | 2 ovos | 100 grs. de natas | sal, pimenta e noz moscada q.b.

Descasque as cebolas, corte-as em rodelas finas e refogue-as muito lentamente na margarina, sobre lume brando para estufar sem ganhar cor, durante 10 a 15 minutos. 

Ao mesmo tempo, corte o toucinho fumado em dados e junte-os à cebola para que estufe por igual. Depois, espalhe a farinha sobre tudo, mexa bem e junte o leite e as natas mexendo sempre. Junte também os ovos batidos, tempere a seu gosto e deite o prepara numa forma forrada. 

Leve a cozer em forno quente durante 30 minutos aproximadamente.  O toucinho fumado pode ser substituído por fiambre ou salpicão e as natas substituídas por leite.

Just tast it!

Sunday, 23 August 2015

Batatas Gratinadas com ovo e queijo



1 kg. de Batatas | 1 dente de alho | 1 colher de sopa de manteiga | 3 ovos | 3 dl de leite | 100 gr. de queijo mozzarela ralado | Sal, pimenta e noz-moscada q.b. 

Descasque as batatas e corte-as em rodelas não muito grossas; coloque-as em água por alguns minutos. 

Barre um tabuleiro com o dente de algo e a manteiga. Escorra as batatas e coloque-as no tabuleiro em camadas. 

Bata os ovos com o leite e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Regue as batatas com este preparado e pressione-as bem, para que a mistura fique entre as mesmas e estas fiquem mais compactas. 

Por fim, polvilhe tudo com o queijo ralado e leve a meio do forno a 180º, durante 40 minutos. Retire e sirva quente ou frio. 

Just taste it!

Dubliner Cheese and Tomato Stuffed Chicken Breasts



2 large bone-in-chicken breasts2 large bone-in chicken breasts (about 2 pounds), ribs removed | 3 ounces thinly sliced Dubliner (or cheddar) cheese | 4 (1/4-inch thick) lengthwise slices plum tomato (from 1 tomato) | 4 large flat parsley leaves | Salt and pepper to taste

Preheat oven to 425°F. Coat a shallow baking sheet pan with cooking spray. 

Cut each breast in half (through the bone) to make 4 equal portions. Working with one piece of chicken at a time, pull the skin back but not completely off. Lay the cheese on the chicken, then top with one slice of tomato. Place a parsley leaf flat on the tomato, and pull the skin back over to cover. Repeat with the other portions of chicken. Place the chicken on the prepared pan; season with salt and pepper if desired.

Bake 12 minutes, then lightly brush the skin with pan juices. (Take care to not brush any melted cheese on the chicken). Continue baking until an instant-read thermometer registers 165°F, about another 12 minutes. 

Just taste it! 

Monday, 15 June 2015

Salada de frango com abacate, tomate e molho rosa de iogurte


1 abacate maduro | 12 tomates cereja | 1 chávena de sobras de frango assado (ou de churrasco) | 50g de alface ou mistura de alfaces

Molho Rosa de Iogurte

50g de iogurte natural  | 1 colher de sopa de Ketchup | 1 colher de chá de mostarda | alho em pó q.b. | sal q.b.

Lave bem a alface e os tomates cereja.

Corte o tomate cereja ao meio e escorra bem a alface numa centrifugadora de saladas. Desfie o frango.

Abra o abacate ao meio e cuidadosamente retire a polpa, cortando-a depois em cubos.
Numa saladeira coloque a alface e por cima desta disponha harmoniosamente o frango desfiado, os tomates cereja abertos ao meio e os cubos de abacate.
Prepare o molho misturando bem todos os ingredientes até obter um molho cor de rosa. 

Prove e ajuste os temperos. Sirva a salada com o molho, servindo-se a gosto.


Just taste it!

Sunday, 14 June 2015

Espetadas de nuggets com molho de amendoim


1 embalagem de nuggets de frango Iglo

Ingredientes para o molho: 1/2 chávena de manteiga de amendoim cremosa | 1/2 chávena de leite de coco | 1 colher de sopa de molho de soja | Sumo de 1 lima | 2 dentes de alho esmagados | 1 colher de sopa de pasta de caril vermelho | 1 colher de sopa de açúcar mascavado

 Colocar os nuggets na grelha do forno. | Levar ao forno pré-aquecido a 210ºC durante 15 minutos. 

Enquanto os nuggets cozinham, misturar todos os ingredientes do molho, com uma vara de arames. Colocar os nuggets em espetos e servir com o molho.


Estes nuggets resultam muito bem como aperitivo servidos num dia de festa enquanto se preparam as bebidas ou para quando recebemos amigos em casa.

Just taste it!

PANQUECAS DE IOGURTE

1 chávena de chá de farinha de trigo | 1 c. de chá de sal | 1 c. de chá de bicarbonato de sódio | 1 pitada de fermento em pó | gema de ovo (ligeiramente batida) iogurte natural | 1 chávena de chá de leite | claras de ovos
Numa tigela, peneire a farinha, o sal, o bicabornato de sódio e o fermento. Misture a gema com o iogurte natural e o leite e junte à mistura da farinha. Mexa apenas o suficiente para que os ingredientes fiquem humedecidos. Bata as claras em castelo firme, sem ser seca, e adicione à massa.


Aqueça uma frigideira anti-aderente. Coloque a massa às colheradas (usando uma colher de sopa), na frigideira já quente e frite em lume brando até que a superfície das panquecas borbulhe. Vire e frite do outro lado, até dourar ligeiramente. Sirva de imediato, podendo usar um doce light a seu gosto.

Just taste it!

Saturday, 4 April 2015

Penne com Tomate Fresco, Azeitonas e Alho

200 gr. de massa penne | 2 tomates cacho | 1 dente de alho pequeno | 12 azeitonas descaroçadas (usei verdes porque eram as que tinha em casa) | azeite virgem extra q.b. | sal e pimenta q.b. | manjericão fresco q.b. | queijo parmesão ralado na hora q.b.

Coza a massa em água a ferver temperada de sal até que esta fique al dente.

Cuidadosamente retire a pele ao tomate (descascando-os os escaldando-os primeiro) e corte-os depois em cubinhos pequenos. Coloque o tomate numa taça de servir e tempere com um pouco de sal, azeite e pimenta moída na hora. 

Junte depois o dente de alho (pequeno) previamente ralado ou esmagado e misture bem. Acrescente depois as azeitonas previamente cortadas em rodelas e as folhas de manjericão rasgadas com as mãos.

Assim que a massa estiver cozida, escorra-a e coloque-a na saladeira envolvendo-a com o molho. Regue com um pouco mais de azeite e acrescente parmesão a gosto.

Envolva bem e sirva de imediato.

Just taste it!

Saturday, 14 February 2015

Hamburgueres no Forno com Cobertura de Legumes e Queijo


650gr. de carne de vaca picada em Hambúrgueres1 cebola roxa | 1 alho francês  1 cenoura | 1 dente de alho | 1 tomate maduro | 4 fatias finas de fiambre | 4 fatias finas de queijo | sal e pimenta q.b. | azeite q.b. | óregãos secos q.b.

Coloque os hambúrgueres num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e regue com um fio de azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.

Entretanto descasque a cebola e os dentes de alho. Corte a cebola em meias luas e os dentes de alho em rodelas finas. Coloque um pouco de azeite numa frigideira e aloure a cebola e o alho até que fique translúcido. Junte depois o alho francês em rodelas, a cenoura desfiada e o tomate sem pele em pedaços. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até ter um molho espesso.

Verta depois esta mistura sobre os hambúrgueres, e cubra depois cada hamburguer com uma fatia de fiambre e outra de queijo, polvilhando no fim com um pouco de oregãos secos.
Deixe o queijo derreter e sirva com um pouco de arroz branco e uma salada verde.

Just taste it!


Cogumelos com Queijo de Cabra e Rucula

6 cogumelos | 75g de queijo de cabra | sal e pimenta q.b. | rúcula q.b. para servir


Limpe e lave bem os cogumelos e retire-lhe os pezinhos. (Guarde os pés para colocar na sopa, ou para cozinhar num estufado ou refogado). Coloque os cogumelos num prato que vá ao forno e tempere-os com um pouco de sal e pimenta.
Corte depois o queijo de cabra em pedacinhos e encha a cavidade dos cogumelos com o queijo.
Leve ao forno já aquecido a 180ºC até que o queijo derreta e os cogumelos fiquem macios
Sirva de imediato sobre um pouco de rucula, temperada com um pouco de vinagre balsâmico e com fatias de pão torrado.

Just taste it!

Friday, 13 February 2015

Arroz Frito Aromático


1 taça de arroz basmati já cozinhado (sobras!) | 1 malagueta “chilli” | 1 dente de aho | 1 pedacinho pequeno de gengibre fresco | 1 cenoura | 100g de couve lombarda | 2 ovos | Molho de peixe (fish sauce) q.b. (se não tiverem podem usar molho de soja apesar de serem completamente diferentes!) | Coentros frescos picados | 1 colher de sopa de óleo de girassol 


Pique a malagueta e rale ou pique o alho e o gengibre. Rale a cenoura e corte a couve em juliana. Reserve.

Leve ao lume uma frigideira grande com o óleo e frite durante uns segundos a malagueta, o alho e o gengibre. Acrescente depois a cenoura e a couve em juliana e deixe saltear durante uns minutos até estarem cozinhados mais ainda crocantes. Acrescente agora o arroz e envolva bem nos legumes deixando aquecer.

Abra um “buraco” no meio da frigideira e verta para aí os ovos previamente batidos. Junte-lhes um pouco de coentros frescos picados e umas gotas de molho de peixe (ou molho de soja). Mexa os ovos até que comecem a coagular e vá depois envolvendo-os com o arroz que se encontra na frigideira.

Tempere a gosto com um pouco mais de molho de peixe, se necessário e sirva polvilhado com mais coentros picados.
Sirva simples ou como acompanhamento.

Just taste it!

(adaptado de Gordon Ramsay´s Ultimate Cookery Course – Gordon Ramsay, pág 155)