Thursday 30 October 2014

Pastéis de Alheira e Cogumelos


Alheira de boa qualidade | 100 grs. de cogumelos frescos, finamente fatiados | 1 cebola média, finamente picada | 1 embalagem massa filo | Manteiga sem sal derretida para pincelar a massa | 6 hastes de cebolinho, finamente picado

Com a alheira “deitada” numa superfície plana, e com a ajuda de uma faca, dê um golpe horizontal a toda a volta. Coloque-a numa frigideira antiaderente e bem quente. A pele da alheira vai encolher instantaneamente e assim pode retirá-la mais facilmente. Esmague ligeiramente a alheira, contra a frigideira, e deixe-a cozinhar uns minutos de ambos os lados. Retire do fogo e reserve.

Na mesma frigideira, refogue a cebola até ficar macia e junte os cogumelos. Deixe cozinhar uns minutos (se achar necessário junte um pouco de azeite, se a alheira não tiver largado gordura suficiente). Adicione a alheira desfeita, e envolva bem este preparado. Por fim, desligue o fogo e coloque o cebolinho.
Ligue o forno a 180ºC. Com cuidado, desdobre a massa filo e com a ajuda de uma faca afiada, corte “quadrados”. Pincele com a manteiga derretida (sem sal!) e cole grupos de 3 folhas.

Coloque uma colher de sopa do recheio no centro do “quadrado” e dobre em forma de crepe.
Repita o processo até terminar a massa e o recheio. Leve ao forno, num tabuleiro com papel vegetal, até ficarem dourados. Retire, deixe arrefecer um pouco e pode servir. 

Just taste it!

No comments: